Cientistas podem ter encontrado o segredo imunológico para viver até os 100 anos.


Uma equipe internacional de cientistas pode ter descoberto o segredo para uma vida longa e saudável. Os pesquisadores descobriram que pessoas que vivem até 100 anos ou mais têm uma forte imunidade inata. Isso significa que seus corpos são altamente eficientes em reconhecer e combater bactérias, vírus e outros patógenos.

"Liderado por pesquisadores do Tufts Medical Center e da Boston University School of Medicine, um novo estudo está ajudando a responder essa pergunta, encontrando que centenários possuem uma composição e atividade única de células imunológicas, fornecendo-lhes um sistema imunológico altamente funcional e permitindo-lhes viver mais tempo."

A equipe de pesquisa analisou amostras de sangue de mais de 1.000 pessoas de 8 países diferentes, incluindo aqueles com mais de 100 anos e seus filhos. Eles descobriram que a imunidade inata dessas pessoas era significativamente mais forte do que a de pessoas mais jovens.

De acordo com Medical news today, a imunidade inata é a primeira linha de defesa do corpo contra invasores estranhos. Ela é composta por células brancas do sangue e proteínas chamadas de citocinas que trabalham juntas para combater infecções. A equipe de pesquisa descobriu que os centenários tinham mais células imunológicas e citocinas em seu sangue, o que lhes permitia combater infecções de forma mais eficaz.

Os resultados da pesquisa podem ter implicações importantes para o desenvolvimento de terapias que possam ajudar as pessoas a viverem mais tempo e com uma saúde melhor. Por exemplo, o fortalecimento da imunidade inata pode ajudar a prevenir doenças relacionadas à idade, como demência e doenças cardíacas.

No entanto, os pesquisadores alertam que ainda é preciso fazer mais estudos antes que seja possível desenvolver uma terapia eficaz baseada nesses resultados. Além disso, nem todos os fatores que contribuem para a longevidade são genéticos, e há muitas outras coisas que as pessoas podem fazer para melhorar sua saúde e qualidade de vida à medida que envelhecem.

Editor Local de Saúde e Inovação: Dr. Willen Benigno de Moura

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.