3 inovações que estão revolucionando a saúde global


As inovações tecnológicas na área da saúde estão revolucionando a forma como as doenças são detectadas, diagnosticadas e tratadas. As novas técnicas, como impressão 3D, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, estão melhorando a precisão do diagnóstico, acelerando os processos de produção e permitindo que os médicos realizem procedimentos mais avançados. Essas inovações têm o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida da população, oferecendo diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes e personalizados.

A Saúde Today mostra aqui três inovações que estão expandindo ainda mais os limites na área da saúde.

1 - Inteligência Artificial (IA)

Algoritmos e aprendizado de máquina estão sendo amplamente utilizados na detecção, diagnóstico e tratamento de doenças, sendo considerada por alguns como a maior revolução na saúde do século 21. A IA é capaz de detectar doenças precocemente e fazer diagnósticos mais precisos e rapidamente do que os métodos convencionais. A mamografia revisada por IA apresenta quase 100% de precisão e é 30 vezes mais rápida, reduzindo a necessidade de biópsias. Já um algoritmo de aprendizado profundo desenvolvido pela Qure.ai permite a detecção precoce do câncer de pulmão, com melhoria de 17% em comparação com leituras de radiologia convencionais. A empresa se uniu à AstraZeneca para reduzir as taxas de mortalidade por câncer de pulmão em todo o mundo.

2 - Impressão 3D

O uso de técnicas de impressão 3D na área da saúde está crescendo rapidamente, com mais de 110 hospitais nos EUA tendo instalações para fabricação 3D no local de atendimento em 2019. A tecnologia está sendo usada para criar implantes dentários, substituição de juntas e próteses sob medida. A pesquisa também está sendo realizada para a fabricação de tecidos de pele, órgãos e medicamentos. A impressão 3D acelera os processos de produção, reduzindo os custos dos produtos, como aparelhos auditivos, que podem ser produzidos em um dia em vez de uma semana.

3- Realidade virtual (RV)

O mercado de VR (realidade virtual) e AR (realidade aumentada) está crescendo globalmente e está sendo cada vez mais utilizado na área de saúde. A tecnologia é usada para realizar cirurgias mais avançadas, aliviar a dor e tratar problemas de saúde mental. Os cirurgiões podem usar a tecnologia para ensaiar procedimentos e ter uma visão completa do interior do corpo do paciente. A RV também pode ajudar pessoas com transtornos mentais a superar seus medos, fornecendo um ambiente controlado para interações sociais. Além disso, duas horas de exposição ao tratamento de medo de altura reduziram a ansiedade do paciente em média 68%.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.