Conheça as profissões da Saúde que poderão desaparecer com a IA


    As constantes mudanças relacionadas as novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA), incluindo a grande utilização do ChatGPT, por exemplo, estão levando a discussões de como essas podem impactar na nossa vida pessoal e profissional.

    Apesar de sabermos que, de fato, essas mudanças trazem benefícios, não podemos deixar de pensar nos impactos negativos.

    Um desses impactos é a temida e permanente substituição do trabalho humano pela IA. Embora não podemos prever com exatidão quando acontecerá, algumas funções que hoje necessitam de seres humanos poderão ser substituídas muito em breve. 

    Pensando nisso, perguntei ao CHATGPT que profissões da área da saúde poderiam ser substituídas pela inteligência artificial.

    A resposta da Inteligência Artificial

    A inteligência artificial (IA) tem o potencial de impactar várias profissões na área da saúde, automatizando tarefas rotineiras, auxiliando em diagnósticos e melhorando a eficiência dos processos. Algumas profissões que poderiam ser afetadas pela IA incluem:

    Radiologistas: A IA já está sendo usada para ajudar na interpretação de imagens médicas, como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas. Algoritmos de aprendizado de máquina podem identificar padrões e anomalias nessas imagens, auxiliando os radiologistas em seus diagnósticos.

    Patologistas: A IA pode ser usada para analisar amostras de tecido e células em busca de sinais de câncer ou outras doenças. Algoritmos podem examinar as imagens de patologia e fornecer informações aos patologistas, agilizando o processo de diagnóstico.

    Farmacêuticos: A IA pode ajudar os farmacêuticos na seleção e dosagem de medicamentos, considerando fatores individuais dos pacientes, como idade, peso, histórico médico e interações medicamentosas. Além disso, a IA pode auxiliar no monitoramento de estoques e na detecção de fraudes.

    Enfermeiros: A IA pode desempenhar um papel na triagem de pacientes em hospitais, avaliando sintomas e priorizando o atendimento. Chatbots baseados em IA também podem fornecer orientações básicas de saúde aos pacientes e responder a perguntas comuns.

    Anestesistas: Algoritmos de IA podem ajudar a administrar anestesia de forma mais precisa, levando em consideração dados do paciente, monitorando constantemente as condições vitais e ajustando as doses necessárias.

    Lembrando que a resposta da Inteligência Artificial é apenas uma estimativa e muito da sua resposta pode não condizer com a realidade. Um exemplo disso são as questões éticas envolvidas e de humanização. Por exemplo, os enfermeiros, na minha opinião desempenham um papel tão importante que demorarão para serem substituídos por IA, outro exemplo são os Anestesistas que participam ativamente das suas atividades ao ponto de terem que intervir no momento exato de algum rebaixamento do paciente, coisa que a IA não é capaz de fazer com a mesma segurança que os profissionais.

    De uma maneira geral é importante, sim, saber que profissões poderão ser substituídas e estar atento atualizações e, inclusive, melhorar cada vez mais como profissional.

    Por Willen Benigno de Oliveira Moura - Saúde Today   

    Sem comentários:

    Com tecnologia do Blogger.